Ipu também se tornará terra de político "frouxo"? Bica de Ipu quase sem água novamente


Já tem sido uma constante a majestosa queda d'água da Bica de Ipu perder vazão no mês de setembro e ficar completamente seca no mês de outubro. E o pior, nada se faz no sentido de garantir a perenização do Riacho Ipuçaba, que das suas águas, forma o famoso "véu de noiva" da Bica.

Segundo o ipuense Professor Olívio Martins, em matéria publicada no Blog Expresso Ipu no de 2016, quem leu o poema em prosa Iracema, de José de Alencar, sabe que o autor faz referência ao banho da índia na cascata para se refrescar do calor do dia. No livro, não está escrita a expressão BICA DO IPU, mas tão somente a palavra 'cascata'. Essa denominação Bica do Ipu veio muito tempo depois quando a cidade começou a crescer e ser visitada. No dia 12 de dezembro de 2013, os Correios lançou, em Ipu e em Brasília, simultaneamente, um selo especial da Bica de Ipu. Este selo, com 180 mil impressões, está a percorrer o mundo desde o seu lançamento.

É lamentável essa situação da Bica de Ipu. Se há o represamento das águas, por que não acordar a liberação do curso natural do Riacho Ipuçaba, pelo menos aos finais de semana, para que os banhistas possam desfrutar de um bom banho? Não resolveria totalmente o problema, mas garantiria o banho nos 365 dias do ano.

E as instituições de Ipu? Nada fazem? É nessas horas que a Prefeitura deveria intervir por meio do senhor Prefeito, da Secretaria do Meio Ambiente e da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano. Por onde anda o ativismo ambiental da AFAI? E o recente criado Conselho Municipal de Turismo irá ficar calado e sem ação? E as duas instituições Maçônicas existentes em Ipu não irão elaborar um documento para cobrar do Prefeito ou Governo do Estado uma ação positiva para por fim a escassez hídrica da Bica?

E os candidatos a deputado/senado/governador votados em Ipu terão o pudor devido para também atuarem no sentido de garantir a perenização das águas do Riacho Ipuçaba? Ficarão silentes ou somente na promessa para obter o voto dos ipuenses?





Para o caso de envio de nota das instituições citadas e dos candidatos, nosso e-mail: rarissonramonadv@gmail.com
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário