Em entrevista ao rádio Chefe de Gabinete Tião Rufino diz não conhecer os motivos que levam a Bica de Ipu a secar nesta época de verão cearense


O Chefe de Gabinete de Ipu Sebastião Rufino (Tião) concedeu entrevista na Rádio Iracema, no programa que publicidade as ações da Prefeitura de Ipu, na terça-feira (02/10).

Interpelado pelo âncora Joacir Melo sobre a falta de água na Bica de Ipu, Tião respondeu que não tinha conhecimento sobre os motivos que levam a Bica a secar, que iria apurar junto as instituições competentes, onde citou algumas, entre elas: a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil, Conselho Gestor da APA. Tião Rufino deixou de fora a Autarquia do Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipu.



Sobre a declaração de Tião cabe os seguintes questionamentos:

Tião Rufino é Chefe de Gabinete a 6 (seis) anos, ipuense, conhecedor da realidade vivenciada em Ipu, talvez até melhor que o irmão Prefeito de Ipu Sérgio Rufino, e diz não conhecer o problema que gera a falta de água na Bica!?

E quanto ao estudo realizado pela Sohidra para construção de barragem no Riacho Ipuçaba de forma a torná-lo perene, ainda está somente no papel?

Mas como perenizar um riacho já considerado perene?

Rememorando alguns trechos de matéria postada no Povo Online em 16/11/2015 sob o título "Barragens e desvios ilegais de água secam a Bica do Ipu"

A gerente da Área de Preservação Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Henriette Silva, confirma que há represamentos ilegais e venda irregular de água. Moradores também acusam donos de carros-pipa de se apropriarem da água para vender.

A gerente da APA mudou-se para Ipu há quatro meses e tenta reverter a situação de ilegalidade. “Há uns 15 ou 20 anos, as pessoas estão fazendo esses represamentos. São feitos por gente que trabalha com agricultura e com outras que vendem água irregular, mas é como se ninguém soubesse o que está acontecendo. A bica deveria ter água, não com a mesma vazão, mas com certeza deveria”, diz.

Fiscalização conjunta da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Ministério Público resultou na emissão de autos de infração ambiental, termos de embargo e notificações relacionados a uso irregular de barragens, loteamentos e abatedouros sem licença. Apesar das punições, multas e processos administrativos, o represamento continua.

Sobre o Riacho Ipuçaba

Sua nascente principal fica situada no sítio São Paulo a 16 km da sede e em torno de 750 m. de altitude. O riacho Ipuçaba possui uma extensão de 26 km, desaguando no rio Jatobá. O riacho pertence à bacia hidrográfica do rio Acaraú, sendo o riacho Ipuçaba afluente do rio Jatobá e, o rio Jatobá um dos principais afluentes do rio Acaraú. É considerado um riacho de porte médio, perene e corta toda a cidade de Ipu. (FARIAS, 2016).
__________________________________
Referências:

FARIAS, Roberta da Cunha; Rodrigues, H. A.; A DEGRADAÇÃO DO RIACHO IPUÇABA-IPU/CEARÁ: UM ESTUDO DO MEIO AMBIENTE URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço e Tempo. 2016. Disponível em:
www.uvanet.br/rhet/index.php/rhet/article/download/172/159. Acesso em: 03 out 2018.

SANTANA, J.; Barragens e desvios ilegais de água secam a Bica do Ipu. Povo Online. Disponível em: https://www20.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/11/16/noticiasjornalcotidiano,3534660/barragens-e-desvios-ilegais-de-agua-secam-a-bica-do-ipu.shtml. Acesso em: 03 out 2018. 
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário