Coluna Professor Cláudio César: "TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA"



"TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA" 

Cláudio César Magalhães Martins(*)


O consagrado poeta português Fernado Pessoa, em seu poema "MAR PORTUGUEZ" (grafia da época), externou o pensamento de que "tudo vale a pena se a alma não é pequena."

Referia-se o poeta ao desprendimento dos navegadores portugueses que abandonaram tudo (mães, esposas, filhos e noivas) no afã de conquistarem novas terras para sua pátria. O dito pode ser aplicado, também, àquelas pessoas desprendidas e abnegadas que dedicam suas vidas a causas nobres, seja no campo político, social ou religioso. 

Vale citar aqui as figuras de Gandhi, na Índia, Martin Luther King, nos EUA, Nelson Mandela, na África do Sul, Madre Teresa de Calcutá, na Índia, e os missionários franciscanos que atuam no Nordeste brasileiro.

O que move essas pessoas é a busca de um ideal que a maioria de seus contemporâneos parece ignorar. O Brasil atual, campo fértil para a violência, a corrupção e o descaso para com a coisa pública, pode ser citado como um exemplo negativo nesse sentido.

Poder-se-ia objetar que perseguir ideais sublimes como os acima mencionados é algo inalcançável para a maioria das pessoas e que mesmo as personalidades supracitadas não conseguiram mudar o curso do mundo, que continua a girar em torno do egoísmo, do interesse próprio, da corrupção e da violência.

Entretanto, não se pode ignorar que os exemplos dados por seres humanos excepcionais inspiram não apenas seus contemporâneos, mas as gerações futuras, ensejando que novos personagens de "alma grande" surjam onde menos se espera. Assim é que Gandhi, com sua atitude de oposição não violenta ao domínio inglês na Índia conseguiu a independência daquele imenso país e ainda hoje tem seguidores; Martin Luther King, inspirado em Gandhi, logrou que as leis americanas de discriminação racial fossem modificadas em prol da população negra daquele país; Nelson Mandela, que, no início, engajou-se na luta armada contra o "apartheid" vigente na África do Sul, cumpriu, em decorrência disso, 27 anos de prisão; uma vez libertado, foi eleito, com grande maioria, presidente de seu país, recusando-se a adotar uma política de represálias contra seus antigos adversários brancos, atitude que contrariava grupos de correligionários radicais; Madre Teresa de Calcutá, nascida na antiga Iugoslávia, mudou-se para Calcutá, na Índia, dedicando-se aos mais pobres entre os pobres e fundando uma ordem religiosa para dar continuidade a sua obra; finalmente, os missionários franciscanos atuantes no sertão nordestino trazem para os sofridos habitantes dessa área consolo espiritual e psicológico, divulgando entre o povo do sertão a mensagem cristã, cheia de fé e de esperança.

Do exposto pode-se concluir que "tudo vale a pena se a alma não é pequena." Almas mesquinhas jamais teriam condições de liderança para alcançar os ideais de qualquer uma das personalidades mencionadas acima. Registre-se que Gandhi e Martin Luther King pagaram com a própria vida por suas elevadas e corajosas atitudes. A nós outros cabe buscar inspiração nos exemplos sublimes que nos deram e dar maior estatura a nossas pequenas almas.

______________________________________________
(*)  O autor é graduado em Ciências Econômicas pela UFC (1970-74);

- Mestre em Administração Contábil e Financeira pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP - (1984-87);

- Técnico em Desenvolvimento Econômico do BNB (TDE), no período 1977-1995;

- Professor Adjunto da UECE, no período 1994-2014;

- Pró-Reitor de Administração da UECE (2007-2008);

- Atualmente, é vice-presidente da FUNDAÇÃO DE CULTURA E APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (FUNCEPE), em Fortaleza (CE).

Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário