![]() |
| Tião Rufino e Chagas Peres, presidentes do PROS e PDT, respectivamente |
Ao se consultar o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do TRE-CE pode-se conferir que algumas siglas com representação política em Ipu estão em situação de inativos, justamente por ter expirado o prazo de vigência de suas comissões provisórias.
Dentre os partidos que possuem representante na Câmara Municipal destaca-se o PDT e o PROS. Ambos estão inativos o que, em termos práticos, significa que os dois não mais existem no município de Ipu. Enquanto ativos, o PDT tinha como presidente o senhor Chagas Peres, e o PROS, o senhor Tião Rufino.
Embora não haja maiores implicações de ordem eleitoral no momento, sabe-se que um partido inativo fica impossibilitado de registrar candidatura, todavia conforme o entendimento normativo eleitoral, as filiações de novos eleitores por agremiação inativa é considerada nula ou inválida.
Sabe-se que é costume em municípios interioranos inativar sigla partidária, justamente para não cumprir com as obrigações pecuniárias, tendo em vista que para manter um partido ativo é necessário efetuar gastos.
Em outra esteira soa vergonhoso duas siglas importantes com representação no legislativo local permanecerem inativos.
Abaixo as certidões extraídas do TRE-CE:
O Blog Expresso Ipu fica a disposição das duas agremiações partidárias para quaisquer esclarecimento. Nosso e-mail:
rarissonramonadv@gmail.com



0 comentários :
Postar um comentário