(Opinião) Por que os Rufinos não tem interesse na mudança do regimento interno da Câmara Municipal de Ipu com efeitos para 2018?

Atual presidente da Câmara Municipal Zeca Rufino
Na imprensa política local o assunto não é outro: o requerimento para alteração do regimento interno da Câmara Municipal que não permitirá a reeleição ao cargo de presidente. Doze dos 13 vereadores assinaram no sentido de desejarem a mudança. 

Todavia, há rumores que a liberdade impôs ordem aos seus comandados no sentido dessa alteração ter seus efeitos somente em 2020, permitindo assim ao atual presidente Zeca Rufino (PC do B), irmão do Prefeito Sérgio Rufino (PC do B), buscar a terceira reeleição seguida em 2018, portanto o seu quarto mandato consecutivo.

→O que estaria em jogo?

  • Primeiramente, o subsídio do Presidente da Câmara, que segundo a Lei Orgânica de Ipu, em seu parágrafo único, tem um acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) do valor do subsídio do Vereador de Ipu. O Presidente da Câmara Municipal de Ipu tem um subsídio em torno de R$12 mil reais.
  • Segundo, há os cargos indicados pelo mesmo no âmbito do legislativo. É costume que a cota maior de indicação seja do Presidente.
  • Terceiro, por ser irmão do Prefeito, há a plena confiança do gestor municipal. Por exemplo, imaginem a hipótese de que o grau de confiança seria tão grande que daria para desfalcar o repasse do duodécimo sem acarretar maiores implicações judiciais ao gestor do executivo. Com outro na presidência, tal hipótese, em tese, não seria possível.
  • Quarto, presumi-se que os dois últimos anos de mandato possa vir a apreciação das contas de governo do gestor municipal, com o irmão na presidência o grau de segurança seria bem maior.

→E os doze edis irão em frente nesse processo legislativo?

Os quatro vereadores da oposição ficarão no aguardo, resta saber se a bancada de situação irá mostrar autonomia legislativa e abraçar a democracia, do contrário serão lembrados pela desmoralização perante os seus eleitores e por apoiar um regime que começa a dar ares de oligárquico e uma presidência que resolveu racionar as torneiras das diárias para seus pares, enquanto as suas já acumulam um montante de R$64.300,00 (sessenta e quatro mil e trezentos reais), conforme disponibilizado pelo Portal da Transparência dos Municípios ao se somar as diárias de 2013 ao do dia 30 de agosto de 2017.
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário