Coleta seletiva em Jijoca de Jericoacoara é um exemplo de eficiência na reciclagem socioprodutiva e socioambiental



A coleta seletiva é uma realidade no município de Jijoca de Jericoacoara. Por conta de custos de implementação e manutenção, temos desafios peculiares:

- Geração de resíduos na Vila três vezes maior que a média nacional;
- Mais de 50% secos recicláveis;
- Localização geográfica e baixo valor do material apresenta um desafio para escoamento da fração reciclável.

A gestão municipal de Jijoca teve que criar estratégias que permitiram a viabilidade financeira do modelo somada à inclusão socioprodutiva de pessoas com condição de vulnerabilidade. Para isso, assumiu e cumpriu premissas importantes, a saber:

- Regulamentação do sistema de coleta seletiva por meio de legislação específica;
- Contratação dos catadores como prestadores de serviço;
- Garantir legalmente a aplicação do princípio da responsabilidade compartilhada para garantir a solidez financeira do sistema (ex.: definição de grandes geradores que destinam seus recicláveis independentemente do sistema público)

A organização do sistema faz com que a coleta seletiva do município seja confiável e resiliente do ponto de vista econômico e político, sendo mais atraente para receber os investimentos da iniciativa privada em logística reversa, fontes não reembolsáveis e do governo federal.

Atualmente, a Usina de Jeri recicla 40 toneladas de resíduos/mês, além de 02 Ecopontos, um em Jeri e outro recentemente inaugurada na Jijoca, onde a população pode trocar seu resíduo por desconto na conta de luz, mas principalmente ajudar o meio ambiente.

Em dezembro do ano passado o município organizou o Seminario Amamos e Cuidamos, que contou com especialistas do Brasil inteiro. Em breve a reciclagem inicia-se também nas escolas, mais um passo importante para a gestão dos resíduos.

Na limpeza publica, o município dispõe de 08 compactadores e mais de 150 garis, que fazem diariamente as 5h30 da manha a varrição e coleta do lixo local.










O Prefeito de Jijoca de Jericoacoara Lindbergh Martins esclarece que em nenhum momento quer interferir na seara política ipuense, nem muito menos conflitar com o Prefeito de Ipu Sérgio Rufino, tendo em vista que desfruta de uma boa relação com o mesmo. A sua atitude em colaborar com o desenvolvimento da Bica de Ipu é tão somente por ser um amante de sua terra natal.
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário