Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

(Ipu-CE) Secretaria Municipal de Saúde participa de seminário sobre Gestão em Saúde

Secretário de Saúde Glaidson Martins e a técnica Elizabeth Alves

Aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro, em Guaramiranga, o IX Ciclo Temático do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), que trouxe como temas o Planejamento Regional Integrado, DigiSUS, os Sistemas de Informações (SIA/SIH/CNES), além da Reunião Descentralizada da CIB e a Reunião Ampliada Macrorregional. Em programação paralela, o evento também realizou a Oficina do SIOPS, ministrada por representantes do Ministério da Saúde.

A solenidade de abertura contou com a presença dos membros da diretoria executiva da entidade, além do chefe de gabinete da prefeitura de Guaramiranga, Jairo Castelo Branco. O grande número de participantes no evento surpreendeu a secretária de saúde do município anfitrião, Silvana Soares de Souza. "Tivemos uma grande adesão de profissionais, tanto gestores, como técnicos. Acho que isso se deve às mudanças que a gente terá futuramente, além das preocupações com os nossos sistemas (SIA/SIH/SIOPS)", comentou.

Para o secretário de saúde de Ipu Dr Glaidson Martins, o evento foi uma ótima oportunidade para planejar as ações necessárias ao melhoramento da saúde pública, especialmente aos usuários do SUS. "Lidar com saúde pública é um desafio tendo em vista que muitos são os casos a serem assistidos, porém, há limitações orçamentárias e o gestor precisa equacionar todas essas dificuldades, de modo a garantir o mínimo necessário a manutenção da saúde", enfatizou Glaidson.

Já a senhora Elizabeth Alves, técnica da secretaria de saúde de Ipu, que também participou do seminário, o considerou proveitoso, principalmente em relação as informações repassadas acerca dos Sistemas de Informações da Saúde, dentre eles o SIOPS, o que permitirá mais eficiência na otimização dos recursos federais.

O período da manhã foi marcado pela realização da primeira etapa da Oficina do SIOPS, onde as palestrantes Carla Emília e Célia Rodrigues puderam esclarecer os detalhes sobre as novidades do Sistema. Posteriormente foi a vez de Rodrigo Lacerda, assessor técnico do CONASEMS trazer as últimas novidades sobre o panorama do Planejamento Regional Integrado em nível nacional, destacando também os números do estado do Ceará.





______________________________________________
Fonte: Com adaptações do COSEMS/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário