Conforme está previsto no Calendário Eleitoral 2020, aprovado pela Resolução nº 23.606/2019, a janela partidária estará aberta do dia 5 de março ao dia 3 de abril, quando os vereadores poderão mudar de partido por justa causa, para concorrerem nas eleições majoritária ou proporcional sem perder o mandato.
Já o dia 4 de abril é o fim do prazo para aqueles que desejam concorrer a um cargo eletivo estarem filiados a um partido devidamente registrado no TSE. A data marca seis meses antes do pleito.
Em maio, no dia 7, será fechado o Cadastro Eleitoral. Portanto, todos os eleitores em situação irregular devem comparecer ao cartório eleitoral até o dia 6 de maio a fim de conseguirem votar normalmente em outubro.
Ipu
Pela situação haverá mudanças de partido. Provavelmente os edis Adriano Melo (PV), Eduardo Ximenes (PSD), Ivo Sousa (PDT), suplentes Leandro Bezerra (PDT) e Wendel Benvindo (PDT) deverão atender as determinações do Prefeito Sérgio Rufino para migrarem para o PC do B ou PSB. O vereador Moreira Filho (PROS) deverá migrar para o PSB. Já o edil Elisafran Mororó e o suplente Raimundo Amaro permanecerão no Partido Liberal (PL).
Na oposição, os vereadores Nonato Filho (SD), Hilton Belém (PSD) e Genecio Mororó (PMB) deverão alinhar-se em um único partido. A dúvida será se irão migrar para o PDT de Diego Carlos, PROS de Nonato Martins ou PSD de Sávio Pontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário