Os primeiros dias do novo ano caracterizaram-se pela ocorrência de chuvas no município de Ipu. O fato gera expectativas de um bom inverno e consequentemente de boas colheitas na serra e sertão ipuenses. A chuva fina é excelente para umedecer o solo o que cria as condições favoráveis para a germinação de sementes.
Com a chegada das chuvas também há a preocupação com alagamentos. Há no município de Ipu locais de risco em que índices pluviométricos acima de 90 milímetros provocam danos materiais às residências.
Outro problema é o surgimento de doenças. Devido a chuva é comum as pessoas fecharem as portas e janelas, o que impede a circulação de ar no interior das residências, e deste modo cria um ambiente de confinamento propício aos microrganismos causadores de doenças.
Salienta-se que as primeiras chuvas geram preocupação quanto ao aumento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya; e das moscas, estas responsáveis pela contaminação dos alimentos, o que pode acarretar em quadros de desinteria (diarreia).
Conforme os dados colhidos junto a estação meteorológica do comunicador Cristian Pereira, choveu parcialmente em Ipu 02 milímetros nesse dois dias de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário