Polêmica: Presidente da Câmara Zeca Rufino retira, arbitrariamente, emenda da oposição que beneficiava servidores municipais


A sessão de terça-feira (29) tinha tudo para ser mais uma a transcorrer dentro da normalidade. Estava em pauta de votação muitos projetos, entre estes os de reajuste salarial aos servidores públicos municipais.

A muito tempo os servidores que recebem vencimentos acima do mínimo vem sendo prejudicados devido a falta de majoração dos seus respectivos salários. Com a inflação galopante o poder de compra de tais servidores diminuem a cada mês.

Justamente no ano eleitoral, a gestão municipal resolveu conceder um reajuste de 12% aos servidores estatutários que recebem acima do mínimo. Segundo a edil Efigênia Mororó a bancada de oposição propôs o reajuste em 15%.

Tal valor não foi aceito pelos vereadores da situação que conforme a vereadora Efigênia Mororó, os edis situacionistas cogitaram até em retirar o projeto de pauta caso não fosse aceito o aumento de 12%. Ambas as bancadas fecharam um acordo em reajustar o aumento de 12%. Todavia os vereadores da Terceira Via e os de Oposição propuseram um Projeto de Emenda Modificativa nº 001/2016 ao projeto de lei nº 08/2016 ao qual concedia efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2016. 

Com essa emenda, os servidores que recebem salário base acima do minimo federal além de terem a majoração de 12% ainda receberiam a diferença referente aos meses anteriores não pagos sem o reajuste salarial, tendo como início dos meses a serem pagos em 1º de janeiro de 2016.

Porém, o Presidente da Câmara Municipal Zeca Rufino, sob orientação, resolveu não colocar em pauta de votação a proposta de emenda dos vereadores que fazem oposição à situação. Houve até gritos dos edis de oposição: "Cadê a emenda?"! Contudo, Zeca Rufino seguiu sem por a emenda em votação.

Pelo exposto percebe-se que os servidores públicos que recebem salário base acima do mínimo federal foram os grandes derrotados da noite, pois não terão direito ao pagamento retroativo. Mesmo assim, já é algo positivo a referida majoração tendo em vista os longos anos pelo qual tais servidores vinham sendo prejudicados.

Projeto de Lei enviado pelo Prefeito Sérgio Rufino

Emenda proposta pelos vereadores de oposição



Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário