Quanto custa contratar uma pesquisa eleitoral em um município do porte de Ipu?

Foto: www.cidade-brasil.com.br

A cidade de Ipu possui em torno de 41.000 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Está situada na região noroeste do Ceará, e integra as cidades que compõem a região da Ibiapaba.

Tem sido uma prática muito comum aos pretensos pré-candidatos encomendar pesquisa eleitoral para terem uma noção estatística de quem está na preferência do eleitor e também quem possui rejeição. As perguntas são elaboradas de modo a garantir ao contratante os dados aproximados da realidade eleitoral vivenciadas no município ao qual tem interesse. 

Por exemplo: 
  • Se a eleição fosse hoje em quem você votaria? Pode ser que o entrevistador ofereça uma lista de nomes, ao qual verifica-se a preferência do eleitorado. Caso não disponha nome é porque se quer analisar a espontaneidade do voto do eleitor, ou seja, o voto espontâneo.
  • Para atestar a rejeição do pré-candidato, geralmente pergunta-se: Em quem você não votaria de forma alguma? O entrevistador poderá oferecer um lista de nomes.

É comum também estabelecer cenários montados, assim verifica-se se se o candidato A ao disputar com B venceria ou perderia, e qual a margem de votos.

Leitores, para implementar tudo isso tem um custo. E quanto seria?

O Blog Expresso Ipu fez uma pesquisa com alguns políticos de Ipu onde o resguardo de nomes foi proposto para a obtenção das respostas. Vejamos as respostas:







Pelo exposto percebe-se que há uma variação de valores que beiram de cinco a dez mil reais. Ter amizades com diretores de instituto de pesquisa pode ajudar a minorar valores. Agora os nossos leitores terão uma noção de quanto custo uma pesquisa eleitoral em um município do porte de Ipu!


Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário