Quanto custa contratar uma pesquisa eleitoral em um município do porte de Ipu?

Foto: www.cidade-brasil.com.br

A cidade de Ipu possui em torno de 41.000 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Está situada na região noroeste do Ceará, e integra as cidades que compõem a região da Ibiapaba.

Tem sido uma prática muito comum aos pretensos pré-candidatos encomendar pesquisa eleitoral para terem uma noção estatística de quem está na preferência do eleitor e também quem possui rejeição. As perguntas são elaboradas de modo a garantir ao contratante os dados aproximados da realidade eleitoral vivenciadas no município ao qual tem interesse. 

Por exemplo: 
  • Se a eleição fosse hoje em quem você votaria? Pode ser que o entrevistador ofereça uma lista de nomes, ao qual verifica-se a preferência do eleitorado. Caso não disponha nome é porque se quer analisar a espontaneidade do voto do eleitor, ou seja, o voto espontâneo.
  • Para atestar a rejeição do pré-candidato, geralmente pergunta-se: Em quem você não votaria de forma alguma? O entrevistador poderá oferecer um lista de nomes.

É comum também estabelecer cenários montados, assim verifica-se se se o candidato A ao disputar com B venceria ou perderia, e qual a margem de votos.

Leitores, para implementar tudo isso tem um custo. E quanto seria?

O Blog Expresso Ipu fez uma pesquisa com alguns políticos de Ipu onde o resguardo de nomes foi proposto para a obtenção das respostas. Vejamos as respostas:







Pelo exposto percebe-se que há uma variação de valores que beiram de cinco a dez mil reais. Ter amizades com diretores de instituto de pesquisa pode ajudar a minorar valores. Agora os nossos leitores terão uma noção de quanto custo uma pesquisa eleitoral em um município do porte de Ipu!


Compartilhar

Sobre Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.