Fora do mapa turístico, Ipu vira destaque nacional e internacional na tela da Rede Globo

Foto: Repórter Francisco José


A cidade de Ipu-CE é dotada de uma geografia privilegiada no estado do Ceará. O município foi contemplado por um exuberante paredão rochoso e uma formidável bica ao qual serviu de inspiração a inúmeros poetas e compositores.

É inegável o forte potencial turístico que a cidade apresenta. Contudo, a falta de investimentos e de políticas públicas por parte da gestão municipal, de algum modo, contribuiu para que Ipu fosse retirado do mapa turístico. O impressionante é que há uma secretaria de turismo na estrutura administrativa do município, porém sem a integração ativa de um secretário. A omissão faz com que Ipu não seja contemplado em projetos voltados ao turismo.

Apesar das dificuldades, Ipu não perde seu glamour. A vinda da reportagem da TV Globo para gravar matéria destinada ao Globo Repórter fez com que a cidade voltasse a brilhar. A reportagem tinha como objetivo destacar as riquezas da região ibiapabana, esta rica em biodiversidade e água, e mostrar um cenário diversificado em relação ao clima semi-árido nordestino, este caracterizado pela escassez hídrica e consequentemente pela fome e miséria.

Espera-se que a próxima gestão possa promover melhorias na pasta do turismo e implementar maiores investimentos no setor.









Para rememorar

O mapa do turismo do Ceará mudou. O estado reduziu de 62 para 59 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Na chapada da Ibiapaba onde o Ipu poderia ser incutido estão as cidades de Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.


Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Na redução do número de cidades-polos turísticos há, sem dúvida, um componente político. Ipu jamais poderia ficar de fora, pois é conhecida no Brasil pelo poema em prosa Iracema, de José de Alencar, e no mundo pela emissão do selo BICA DO IPU (Fall of Ipu) pelos Correios em 2013.
    Olívio Martins de Souza Torres - Ecologista

    ResponderExcluir