(Áudio) Rárisson Ramon 'Entrevista' - Julia da ONG Casa do Conto e Coordenadora do projeto Baú da Leitura

Julia, Coordenadora do Projeto Baú de Leitura

O radialista e blogueiro Rárisson Ramon entrevistou a senhora Julia, coordenadora do projeto Baú de Leitura e integrante da ONG Casa do Conto. A mesma esteve em Ipu na tarde de segunda, dia 10 de outubro de 2016, no CVT, para entregar cerca de 400 livros a Biblioteca Comunitária Francisco de Assis de Lima, esta situada em Baixa Larga, zona rural.




Entenda sobre o Projeto Baú de Leitura

Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar a alfabetização em comunidades de baixa renda do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e adolescentes.

Nos dez anos do projeto foram entregues 309 baús em 86 cidades do Ceará. Até dezembro de 2015, o projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores. 

Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. Os contos são narrados de maneira lúdica, acompanhados por músicas, a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura.

O projeto reforça o compromisso da Coelce com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "Educação de Qualidade", uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. 

Mais informações em: http://www.pnud.org.br/. Ao todo, 30 baús serão entregues até o final do ano a bibliotecas comunitárias cadastradas junto à rede estadual gerida pela Secult-CE.

Cadastre sua biblioteca

O conceito de Biblioteca Comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado e tem por objetivo ampliar o acesso da comunidade à informação, ao livro a leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no sistema, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo.

Aqueles que desejarem se candidatar a receber o Baú de Leitura precisam se cadastrar junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias, na Biblioteca Pública do Ceará, através do e-mail: bcomunitariasce@gmail.com ou através dos telefones 31012546 ou 2547.

Compartilhar

Sobre Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.