(Em jogo a Presidência da AL-CE 2017-2018) Sérgio Aguiar vs Zezinho Albuquerque: quem terá o apoio dos deputados da bancada de oposição?


O dia de votação para a escolha do novo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará está se aproximando. Na disputa pela presidência do parlamento cearense dois políticos influentes e pertencentes a base do Governo: Sérgio Aguiar (PDT) vs Zezinho Albuquerque (PDT). Este, atual presidente da AL-CE, tenta o terceiro mandato consecutivo.

Circulou na mídia que Ciro Gomes já declarou apoio ao projeto de permanência de Zezinho a frente do legislativo cearense e isso de certo modo causa uma série de especulações nos bastidores da Assembléia, principalmente em relação ao direcionamento dos votos dos deputados que compõem a bancada de oposição ao Governador Camilo Santana e aos Ferreira Gomes.

Sabe-se que o regimento interno da Assembléia Legislativa assevera que a chapa para ter registro homologado necessita de 11 membros. Desta feita cada candidato já possui, em tese, 11 votos garantidos. Restariam 24 votos na disputa tendo em vista que a AL-CE possui um total de 46 deputados.

Veja como está distribuída as Bancadas Partidárias da AL-CE

Imagens retiradas do site da AL-CE


Com esse suposto apoio dos Ferreira Gomes ao projeto de reeleição de Zezinho Albuquerque, pode-se presumir que há uma forte tendência dos deputados de oposição direcionarem seus respectivos votos ao candidato Sérgio Aguiar. Há uma informação de bastidores, extra-oficial, que Sérgio Aguiar já conta com o apoio de 25 deputados (11 membros já integrantes da chapa mais 14 deputados aliados). 

Até o dia da eleição muitas articulações, acordos e promessas acontecerão nos corredores da Assembléia Legislativa do Ceará. Apontar um provável vencedor a esta altura soaria muita presunção descabida, pois são dois nomes de grande peso político em disputa pela presidência da AL-CE! Agora, perguntar não ofende: Em quem votará a bancada PMB-PSD?


Compartilhar

Sobre Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.