(Eleição da Assembleia) Entenda como será feita a votação; traições são esperadas por parte dos deputados votantes


As duas chapas para o comando da Assembleia, a partir do próximo ano, só serão apresentadas na manhã de hoje, momentos antes da abertura da sessão às 11 horas.

A votação será pelo sistema cédulas de papel em razão da dificuldade de as chapas serem registradas no painel eletrônico. Cada candidato apresenta a sua com dez nomes para os cargos de presidente; primeiro e segundo vice-presidente; primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários; e três suplentes. A posse dos eleitos só se dará no início de 2017.

Só dois deputados falarão pelas duas chapas por um período de 10 minutos. Os candidatos a presidente poderão utilizar até 15 minutos para justificarem suas pretensões. Essa providência evita manifestações dos demais deputados e qualquer troca de acusações, por conta do acirramento da disputa.


De acordo com o presidente da AL, havendo disputa, será considerada vencedora a chapa que obtiver o mínimo de 24 votos em primeira votação. Caso o número não seja alcançado, haverá segunda votação. Em caso de empate, a chapa que tiver o candidato a presidente mais velho será eleita.

A estratégia de montagem das chapas é segredo nos dois grupos. Muitos deputados querem participar da Mesa e não há espaço para todos. Ademais, os lugares estão sendo reservados para permitir a garantia de outros votos e não de ter apenas o voto do escolhido. Do mesmo modo, tanto de um lado como do outro tem nome que desagrega e faz o candidato perder voto. Por isso, tudo indica que só mesmo na manhã de hoje elas deverão ficar fechadas.

Blog Expresso Ipu: Os analistas políticos acreditam na possibilidade de haver traições por parte dos deputados votantes por conta do sufrágio ser secreto. Também nos filiamos a esse pensar! Não se sabe precisar se essas traições serão a favor ou contra o candidato apoiado pelo Governo e os Ferreira Gomes. É aguarda o resultado final!
Fonte: Adaptado do Blog do Edison Silva
Compartilhar

Sobre Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.