Qual o melhor tipo de conexão para minha casa ou empresa: Internet Via Rádio ou Fibra Ótica?


Com o passar dos anos, as redes de acesso à internet evoluíram drasticamente. Desde o início de seu desenvolvimento, na década de 1960, até os dias de hoje, muitas foram as mudanças para melhorar as demandas de velocidade de conexão e as facilidade de uso.

Uma das primeiras formas de acesso difundidas foi a internet discada que, anos depois foi superada por outros tipos de conexões: banda larga, xDSL, via satélite, rádio e, hoje, fibra ótica.

As duas últimas estão entre as mais utilizadas no Brasil. Mas, além do nome, qual a diferença entre elas? Como saber qual o melhor tipo de conexão para minha casa ou empresa?

São essas dúvidas que vamos responder em nosso post de hoje. Continue a leitura!

Conexão via rádio

De forma simples e resumida, pode-se dizer que a internet via rádio utiliza ondas de rádio frequência para transmitir o sinal de conexão aos computadores, ou seja, não utiliza fios.

Seu funcionamento acontece através de duas antenas: a que emite o sinal, instalada pela operadora responsável em um determinado ponto, e a receptora, instalada no telhado da residência ou comércio que utiliza a rede.

Seu alcance é longo, porém, os custos para aquisição e instalação podem ser relativamente caros. Além disso, a qualidade do sinal tende a sofrer interferências climáticas, o que pode acabar prejudicando a conexão em certos dias.

Conexão Fibra Ótica

A conexão através da Fibra Ótica não transmite dados da mesma forma que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade no processo, todo o sinal é transformado em luz com o auxílio de conversores integrados aos transmissores.

O cabo de transmissão é produzido em um rigoroso processo, no qual são utilizadas várias camadas de materiais isolantes, refletores, fios de aço e plásticos. Tudo para garantir que o fio tenha maior robustez e mais proteção a interferências.

A velocidade da nova tecnologia é a da luz, ou seja, 300 milhões de metros por segundo. A diferença de velocidade é enorme se comparada aos tradicionais cabos elétricos ou outros tipos de conexão, por exemplo.

Simplificando: a internet fibra ótica oferece transmissão de informações, dados e voz em longas distâncias com pouca perda de sinal, muita qualidade e altíssima velocidade.

Afinal, qual a melhor?

Depois de ter chegado até aqui, certamente você já tem algumas conclusões sobre o assunto. Mesmo assim, vale ressaltar que os dois tipos de conexões são viáveis. No entanto, a Fibra Ótica se destaca nesse cenário.

Com ela é possível navegar, baixar programas, músicas, filmes e outros arquivos com muito velocidade e estabilidade. A Fibra Ótica também chama a atenção por oferecer menor custo de manutenção a longo prazo e mais resistência a interferências externas.

Mesmo assim, antes de contratar um plano de internet, busque informações, analisando vantagens e desvantagens de cada um para ter certeza sobre o que é melhor pra você!
______________________________________________________
Fonte:
Disponível em: http://p4telecom.com.br/blog/2016/07/14/internet-via-radio-x-fibra-otica-o-que-e-melhor/
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário