Rompimento de cabo óptico deixa empresas de Telecom sem internet no final da tarde de ontem



A queda de uma árvore de grande porte no município de São Benedito, na terça-feira (23/05), foi responsável pelo rompimento de um cabo "óptico" ocasionando parada no serviço de internet.

Segundo a direção da empresa IpuNet Telecom, vários provedores das cidades de São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipu e Ipueiras, tiveram o acesso interrompido das 17:00 as 23:00 do mesmo dia (23/05/2017), que foi restabelecido em tempo hábil, num processo delicado de 72 fusões ópticas, efetuado pelas equipes de engenharia e tecnologia das respectivas cidades.


Entenda o que é o processo Fusão Óptica"


Para que seja possível a fusão das fibras é necessária a utilização de uma “Máquina de Emenda Óptica” na qual as duas fibras são alinhadas frente a frente, mantendo-se uma pequena distância entre as mesmas. 


No local onde existe esta pequena distância encontram-se, de forma perpendicular com as fibras, dois “pólos” também alinhados frente a frente um com o outro, todavia, com uma certa distância entre os mesmos. 

Faz-se necessário passar energia elétrica de um pólo para o outro e devido à distância que existe entre os mesmos são formados arcos voltaicos que aquecem as fibras a temperaturas altíssimas, que provocam a fusão entre as mesmas. 

Ou seja, a fibra é introduzida na máquina de fusão, limpa e clivada, para, após o delicado alinhamento apropriado que hoje a maioria das máquinas de fusões fazem automaticamente, ser submetida à um arco voltaico que eleva a temperatura nas faces das fibras, provocando o seu derretimento e a sua união ou fusão.


Cabo óptico rompido
__________________________________________________
Fonte:
Fusão Óptica, texto disponível em: www.fusaodefibraoptica.com.br/fusao-de-fibra-optica/
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário