(Polêmica) Reunião da CBH-Acaraú poderá deixar Ipu e mais seis cidades abastecidas pelo Açude Araras com o abastecimento comprometido


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú estará realizando uma reunião que tratará acerca da abertura das comportas do Açude Araras. Há uma pressão muito forte por parte das cidades que compõem o perímetro irrigado do Rio Acaraú no sentido de aumentar o fluxo de água de modo a manter o cultivo agrícola e consequentemente potencializar a economia dessas referidas cidades.

Qual a polêmica nisso tudo? 

Segundo o edil Elisafran Mororó (PR), ao fazer uso da tribuna da Câmara, na sessão de terça (20/06), a abertura das comportas poderá prejudicar o fornecimento hídrico das cidades abastecidas pelo Araras ao londo do ano de 2017, quiça início de 2018. Desta feita, Varjota, Reriutaba, Pires Ferreira, Hidrolândia, Ipu, Nova Russas e Crateús poderão ter sérios problemas em fornecer água aos seus respectivos munícipes.

Vereador Elisafran Mororó
A preocupação do vereador Elisafran, ex-diretor do SAAE de Ipu, é devido ao baixo percentual hídrico em que se encontra o Araras, cerca de 15%. Mesmo baixo, esse percentual garantiria um abastecimento regular as sete cidades beneficiadas, todavia, com a abertura das comportas, o risco de colapso de água é alto.

E por que não abrir as comportas do Açude Taquara que está com 38% da sua capacidade, e do Jaibaras que está com 70%? Esses ainda tem uma "gordura" para queimar, algo que o Araras não tem! Sobre o Araras ainda há o detalhe que estão a construir uma adutora para abastecer a cidade de Tamboril, o que agrava mais o problema, porque será outra cidade a ser abastecida pelo citado açude.

Em seu discurso na tribuna, Elisafran afirmou que a reunião da CBH será no dia 22 (de junho). Se não houver uma ampla mobilização por parte dos Prefeitos das cidades abastecidas pelo Araras no sentido de não permitir a abertura das comportas, a população é quem poderá está pagando um alto preço com a falta d'água. O alerta foi dado! Resta saber se os Prefeitos farão algo em prol de seus munícipes!
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário