(Opinião) Economia criativa em ascensão: Calçadão Gastronômico de Ipu é o "escapismo" da juventude ibiapabana

Calçadão Gastronômico - imagem ilustrativa
A cidade de Ipu é marcada pela diversão noturna por meio da cultura dos barzinhos. A cada época há um local que se destaca por concentrar a juventude. Muitos recordam-se do Pavilhão, que aos finais de semana reunia uma significativa massa humana, inclusive atraia indivíduos de outros municípios que vinham a procura de paquerar com as belas jovens ipuenses.

Como tudo tem um fim, o Pavilhão perdeu o encanto e tornou-se um espaço fantasmagórico por um certo tempo. Outros empreendimentos surgiram no local, porém sem o mesmo poder de atração da juventude.

Hodiernamente, o Calçadão Gastronômico tem sido o lugar de refugiu para os amantes das libações e petiscos. O mesmo surgiu a partir do pensar empreendedor de jovens que trouxeram a Ipu o layout e culinária dos barzinhos temáticos de capital. Teve quem adotasse o estilo dos bares norte-americanos ou oriental, tanto em nome do estabelecimento como nos produtos oferecidos.

Sobre cardápio e preço, só poderei opinar com mais propriedade quando passar a frequentar mais vezes o referido lugar. Presumo que os valores estampados nos menus sejam compatíveis com a realidade econômica local e os pratos sugeridos sejam a gosto dos clientes, pois não se ouviu reclamações nesses quesitos, pelo menos da minha parte ainda não ouvi.

De acordo com as pesquisas que colhi, não há dúvidas que o local, sob o ponto de vista socioeconômico, é frequentado pelas classes "B" e "C" de Ipu, algumas raras vezes pela "A". 

Penso que a partir do momento que as classes "D" e "E", onde me incluo, passar a frequentar com mais constância o Calçadão, haverá a saída automática das classes "B" e "C", e por osmose da "A". Estas buscarão espaços do mesmo nível, porém mais distantes. 

Corrobora com esta tese o fato de ter surgido outros ambientes temáticos bem mais distantes do Calçadão e mais está por vir, talvez já prevendo essa possibilidade.

De fato, as noites do finais de semana dos ipuenses (classes "B" e "C", em raras vezes "A") tem endereço certo: Calçadão Gastronômico.
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário