Técnicos da Secretaria de Saúde de Ipu participam de curso sobre negociação coletiva e gestão de trabalho no SUS


O secretário de Saúde de Ipu Dr Antonio Glaydson Martins, juntamente com a Auditora da Saúde Dra Elizabeth Alves e o Assistente Social Dr Francisco José - Zezé - estão participando do Curso de Implantação da Mesa Nacional de Negociação Coletiva do Trabalho no Sitema Único de Saúde - SUS - na cidade de Sobral. Conforme destaca o domínio eletrônico http://bvsms.saude.gov.br, a desprecarização do trabalho na saúde e o fortalecimento de mecanismos de negociação entre gestores e trabalhadores da saúde, bem como a implantação dos protocolos da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), em âmbito local e regional, são estratégias prioritárias do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), por compreender a negociação coletiva como instrumento fundamental na democratização das relações de trabalho no SUS. 

Nesse sentido, a MNNP-SUS se apresenta como espaço legítimo de diálogo e pactuação entre gestores e trabalhadores e importante ferramenta para a gestão do trabalho na saúde, visando a melhoria das condições de trabalho e a qualificação dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Os Cursos de Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva no SUS – desenvolvidos em parceria com o DIEESE – têm como objetivo, por meio da qualificação dos negociadores, fortalecer as Mesas, potencializando o processo de negociação e as pactuações resultantes. Têm duração de 40 horas e aborda conceitos sobre a democracia e a democratização das relações de trabalho, mecanismos e procedimentos de negociação no âmbito do SUS.

Segundo o Gerente das Unidades Básicas de Saúde da Família e Serviços de Saúde Municipal Asarias Araújo, o fortalecimento do SUS é assegurado quando se respeita os artigos de número 196 ao 200 da Constituição de 1988. 

"Que os técnicos do município de Ipu possam sempre se qualificar no intuito de fortalecer o SUS e os seus princípios. A Gestão Seguindo Avançando têm dado total apoio ao gestor e aos técnicos da saúde para que o nosso município avance cada dia mais, finaliza Asarias".



Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário