Coluna Professor Olívio Martins: "Selo da Bica do Ipu"

Professor Olívio Martins


Quem leu o poema em prosa Iracema , de José de Alencar, sabe que o autor faz referência ao banho da índia na cascata para se refrescar do calor do dia. No livro, não está escrita a expressão BICA DO IPU, mas tão somente a palavra 'cascata'. Essa denominação Bica do Ipu veio muito tempo depois quando a cidade começou a crescer e ser visitada. A expressão BICA DO IPU (Fall of Ipu) está, sim, impressa no selo especial que os Correios lançaram em 12/12/2013, em Ipu e em Brasília, simultaneamente. Este selo, com 180 mil impressões, está a percorrer o mundo desde o seu lançamento. 

Está também se esgotando e não mais será reimpresso, pois os Correios fazem somente uma única impressão. Quem quiser adquirir exemplar (es) dele, tem que ir ao Setor de Filatelia dos Correios, em Fortaleza, pois o estoque está se esgotando. E esse pequeno estoque foi solicitado de outras agências. Dificilmente, um selo dos Correios se esgota. Isto vai acontecer, felizmente, com a Bica do Ipu (Fall of Ipu).

Para conhecimento dos interessados, os Correios do Brasil lançaram apenas 05 selos de nossas cachoeiras, a saber: Salto das Sete Quedas, Cataratas do Iguaçu, Salto do Itiquira, Salto do Rio Preto e Bica do Ipu (Fall of Ipu). Muitas cachoeiras belas existem no Brasil, mas somente estas cinco constam em selo. É motivo de orgulho para os filhos de Iracema.



Amostra do selo da Bica de Ipu


Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário