A matemática nem sempre exata da Câmara Municipal de Ipu e o possível pedido de afastamento do Prefeito


Os últimos acontecimentos políticos atinentes ao município de Ipu provocaram mudanças na composição do legislativo. Com a saída do edil Manoel Palácios do grupo de situação, a oposição liderada por Sávio Pontes passa a ter cinco vereadores. 

Sabendo-se que dois edis, no caso Adriano Melo e Nonato Filho, pertencem a oposição da Terceira Via, podemos totalizar em sete o número de vereadores opositores à situação.

Em uma Câmara Municipal composta por 13 vereadores, por lógica ficaram no grupo de situação 6 edis.

O que muda? Bem, com sete vereadores na oposição tem-se a maioria simples o que já permite afastar o Prefeito Sérgio Rufino do exercício do cargo conforme prescreve o artigo 42 da Lei Orgânica de Ipu.

  • Art. 42. As deliberações da Câmara, salvo disposto em contrário, serão tomadas por maioria simples de voto, presente a maioria absoluta de seus membros da Câmara.


Todavia, para conseguir algo assim, é preciso haver fatos contundentes que fundamentem o pedido de afastamento e logicamente do apoio dos dois vereadores que compõem a oposição de Terceira Via, além da presença de maioria absoluta dos edis durante a votação.


Sem o apoio dos vereadores da Terceira Via e sem o fatos motivadores, o Prefeito Sérgio Rufino poderá dormir tranquilamente, tendo em vista que o quinteto de edis de oposição não poderá ir muito além. Sem falar que a presidência da Augusta Casa Legislativa de Ipu está ao comando do irmão do Prefeito. Logo, os pedidos de afastamento precisará da anuência do Presidente José Rufino. Sem isso fica a velha conta do noves fora que é igual a nada!

Grupo de oposição liderados por Sávio Pontes



Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário