Coluna Olívio Martins: "Assim eu penso sobre as mudanças de nomes de ruas da história de Ipu."


Meus cumprimentos à competente, sempre presente e laboriosa Vereadora Arlete Mauriceia pelo trabalho sério que vem realizando na Câmara Municipal de Ipu. A propósito da mudança do nome dessa rua parece-me justo, pois Francisco Carvalho Aragão merece essa homenagem.

Quero relatar um triste fato acontecido em Ipu, há vários anos, quando a Avenida da Municipalidade mudou de nome por uma decisão equivocada da Câmara Municipal. Passou a chamar-se Avenida Vereador Francisco das Chagas Pereira.

O Vereador em lide merecia, sem dúvida, ser homenageado com o nome de uma rua, mas não esta, pois nunca morou lá. Deveria ter-lhe sido dado o nome da rua onde morava, se não me engano, Rua Princesa Isabel. Foi um ato que desagradou a todos os moradores da Avenida da Municipalidade. 

Um ato arbitrário, no período da ditadura militar. Avenida da Municipalidade fora escolhido pelo Dr. Rocha Aguiar, excelente administrador municipal, com o objetivo de homenagear todos os prefeitos de Ipu, os que foram e os que viessem a sê-lo. Com efeito, na Avenida da Municipalidade, moraram os prefeitos: Abdoral Timbó, Francisco Martins Pinho, Raimundo Rodrigues Martins, Abdias Martins ( 2 vezes prefeito), Zeferino de Castro, Dr. Rocha Aguiar, D.ª Maria Antonieta Rocha Aguiar e Simão Martins.

Como vimos, o projeto sábio e justo do Dr. Rocha Aguiar era uma homenagem a todos os prefeitos, passados e vindouros, sem necessidade, portanto, de dar-lhes nomes em outras ruas. Uma placa, contendo seus nomes, os identificaria. Ressalto, a bem da justiça, que o Vereador Francisco das Chagas Pereira é merecedor do nome de uma rua, mas não desta. Friso, ainda, que o Vereador em tela é filho de compadre de meu pai, Abdias Martins, correligionário dele, e amigo de nossa família. Mas, como diz o vate português Camões, autor de Os Lusíadas, um valor mais alto se alevanta.

Os moradores da antiga Avenida da Municipalidade fizeram, há algum tempo, abaixo-assinado - todos o assinando, sem exceção -, solicitando da Câmara Municipal de Ipu que reparasse esse erro, mas não foram atendidos em seu intento. Espero eu e esperam eles ainda que, um dia, um vereador corajoso e de visão administrativa apresente projeto de lei, retornando aquele logradouro ao seu nome original: AVENIDA DA MUNICIPALIDADE.


Fonte: Texto originalmente postado na  Coluna Opinião Interativa do Portal de Notícias Aconteceu Ipu.

________________________________
*Olívio Martins é membro da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), técnico aposentado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Licenciado em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Ceará. Tem curso de pós-graduação na Bayerische Julius-Maximilians –Universität Würzburg (Alemanha). 
É professor aposentado de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira. Atualmente, dedica-se à Ecologia.
Escreve textos ao Blog Expresso Ipu sendo colunista colaborador.

Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário