(Opinião) Disputa pela Presidência da Câmara Municipal de Ipu: Quais as chances da bancada de oposição vencer?

Vereadores de oposição/Imagem: IN

Ganhou corpo nos bastidores da política ipuense as movimentações internas com vista a composição de chapa para a disputa da Presidência da Câmara Municipal de Ipu. Naturalmente que alguns nomes são apontados pela mídia local como os mais prováveis. Pela situação há quatro nomes em evidência, a citar: Zeca Rufino (PC do B), Monga (PC do B), Arlete Mauriceia (PC do B) e Evaldo (PC do B). Já no grupo de oposição o único nome a ser destacado é o do reeleito Eduardo Ximenes (PSD).

Nesse quadro de articulação, o grupo de situação leva vantagem por ter a maioria. Ao todo são sete vereadores eleitos pela bancada situacionista. 

A oposição elegeu apenas seis. E quais as chances da oposição vir a sair vencedora nesse cenário?

Os analistas políticos entendem que o reeleito a Prefeito de Ipu Sérgio Rufino (PC do B) tem pouco interesse em discutir presidência da Câmara nesse momento. Alguns afirmam que é estratégia do Prefeito deixar que a sua base aliada de vereadores promovam essa discussão inicial acerca do provável nome a compor a presidência do legislativo e que quanto mais desentendimento entre os mesmos seria mais fácil ao Prefeito indicar um nome de consenso para acalmar os ânimos. Tal nome, em tese, é o do atual presidente Zeca Rufino, irmão de Sérgio Rufino.

Em se tratando do grupo de oposição, as chances de vitória são as menores possíveis. É evidente que a oposição registrará a sua chapa, contudo precisaria contar com o voto de algum edil de situação. Caso o candidato a presidência seja Eduardo Ximenes, precisará de um voto de protesto por parte de algum edil de situação que esteja descontente com o Prefeito. Mesmo a política sendo dinâmica, esse cenário é improvável de ocorrer! Se o candidato da oposição vir a ser Ivo Sousa, bastaria algum vereador da situação se abster, pois o empate favorece Ivo, tendo em vista ser o edil de maior idade entre os eleitos e reeleitos.

Ao nosso entender, a oposição teria mais chances de vitória com Ivo Sousa (PDT) como candidato a presidência, devido ser o único edil com possibilidade de vencer em caso de empate por conta da idade o favorecer nos critérios de desempate. A melhor estratégia seria com Ivo Sousa, todavia as articulações políticas da oposição parecem convergir a favor de Eduardo Ximenes, este, ao nosso entender, tem as menores possibilidades de vitória.
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário