Sérgio Rufino entra para a história política ipuense: é o primeiro prefeito reeleito


O pleito de 2016 transcorreu de forma tranquila. Não houve relatos de atritos físicos entre os partidários, algo característico de campanhas passadas. Na disputa pelo executivo três candidatos, a citar: Diego Carlos (PDT), Sérgio Rufino (PC do B) e Balacó Farias (PSB).

A campanha de Diego foi pautada na propositura de propostas de governo a diferentes setores da administração pública. Comprometeu-se a não empregar familiares e indivíduos considerados "ficha suja". Buscou na inovação e na força da juventude o sustentáculo necessário a conquista por votos. No final obteve a marca de 11.098 votos. Dentro do seu grupo foram eleitos 6 vereadores.

Balacó Farias fez uma campanha humilde. Tentou agregar o voto dos pobres. Intitulou-se de "candidato dos pobres". Acreditava ser possível eleger-se somente com o voto dos mais humildes. Não obteve o mesmo sucesso de votos de quando lançou-se candidato a deputado estadual. Ficou somente com 99 votos e não conseguiu eleger nenhum vereador dentro de seu grupo.

O reeleito Sérgio Rufino adotou uma estratégia de campanha pautada na confiabilidade do pagamento em dias dos servidores públicos e fornecedores à prefeitura. Bateu forte na corrupção ocorrida na gestão do ex-prefeito Sávio Pontes. No rádio, os seus apoiadores insistiam em atacar Pontes. Aduziam: "ipuenses vocês querem a volta da corrupção e dos salários atrasados?" A todo momento tentavam relacionar Sávio com o candidato Diego. Apesar do não envolvimento de Pontes durante o pleito eleitoral, onde nem mesmo participava do eventos políticos da oposição, a estratégia de Rufino parece ter surtido efeito na reta final de campanha. Obteve 12.785 votos. Teve uma diferença de 1687 votos para o segundo colocado Diego. Sua vitória foi maior por conta de ter eleito 7 vereadores, sendo a maioria na Câmara Municipal!

Sérgio Rufino provou ser um estrategista vencedor na política ipuense. Quebra um tabu histórico na política local. É o primeiro prefeito reeleito de Ipu!

O Blog Expresso Ipu parabeniza o Prefeito reeleito Sérgio Rufino pela sua vitória democrática nas urnas e a todos os vereadores eleitos e reeleitos!
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário