(Opinião) Ciro Gomes ou Jair Bolsonaro: quem sai fortalecido com a vitória de Donald Trump?



A vitória de Donald Trump na eleição norte-americana para presidente da república dos EUA causou surpresa pelo mundo. Com um estilo diferente, marcado por polêmicas, desequilíbrio emocional, palavras fortes e de certo modo desrespeitosas, Trump contrariou a tudo e a todos.

Há um temor notório sobre a forma como Trump irá conduzir a maior potência do globo terrestre. As bolsas de valores tiveram oscilações significativas pelo planeta. O dólar disparou nos mercados de países emergentes. Os mais conspiradores já afirmam que estamos mais próximos de uma iminente terceira guerra mundial!

No discurso da vitória já pudemos observar um Donald Trump diferente. Pregou um sentimento de união. Algo diferente de estilo Trump de ser!

No Brasil, Jair Bolsonaro partiu na frente em querer tirar proveito da situação. Já fez declarações públicas à imprensa e parabenizou a vitória de Donald Trump.

Sabe-se que Ciro Gomes também possui um estilo semelhante a Trump. Ciro causa muita polêmica em relação as suas condutas verbais e sociais. Tem um pensar forte e deixa transparecer ser dotado de desequilíbrio emocional.

Se a tendência norte-americana influenciar na escolha da sucessão presidencial no Brasil em 2018, teremos duas personalidades políticas disputando o voto dos brasileiros: Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.

Acreditamos que Jair Bolsonaro possui melhores condições eleitorais em relação a Ciro. Bolsonaro consegue reunir o apoio dos militares, algo que Ciro dificilmente conseguirá. Outro ponto é o preconceito em relação a candidatos nordestinos, Ciro teria uma rejeição em relação a eleitores do sul-sudeste, logo seria outro ponto a favor de Jair.

Resta saber como será a conduta administrativa de Donald Trump a frente da Casa Branca. A forma como ele conduzirá a política interna e externa, a depender da situação, poderá impulsionar ou sepultar de vez o projeto de sucessão presidencial de Jair Bolsonaro ou de Ciro Gomes, tendo em vista que a imprensa nacional fará associações especulativas com ambos os políticos presidenciáveis.
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário