(Universidade Federal da Ibiapaba) Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Moses é aprovado em Comissão da Câmara

Vereador Adriano Melo (PV/Ipu-CE) ao lado do Deputado Moses Rodrigues em Brasília

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), relatório que autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Ibiapaba, no Ceará. O relatório, elaborado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT), apresenta o projeto de Lei apresentado pelo deputado Moses Rodrigues (PMDB).


A nova universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses - Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará e Ipu - integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas.

Além disso, o impacto social alcançará ainda quarenta e sete cidades que compõem a mesorregião do Noroeste cearense, cuja população é superior a 1,2 milhão de habitantes.

“Decorre daí a importância do oferecimento de uma educação profissional de qualidade como instrumento imprescindível de geração de renda e de democratização de oportunidades de ascensão social, com papel relevante nas políticas públicas dos países em desenvolvimento, como o Brasil”, indicou o deputado no relatório.

De acordo com o parlamentar, uma das políticas mais bem sucedidas tem sido a expansão da interiorização de novas universidades ou novos campi universitários. O Poder Executivo Federal definirá após consulta pública, o local que será a sede da Universidade.




Fonte: Texto extraído do G1-CE
Compartilhar

Sobre Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.