(Ipu-CE) Igreja de São Sebastião fica repleta de fiéis na Missa da Quarta-feira de Cinzas


Com o findar do período carnavalesco tem início a Quaresma, um dos momentos de mais veneração por parte dos cristãos católicos. 

A Quarta-feira de Cinzas marca a abertura Quaresma e tradicionalmente ocorre a missa das cinzas. Em Ipu, a celebração ocorreu as 08 horas e contou com a presença de inúmeros fiéis. 


Neste ano, a quarta-feira de cinzas coincidiu com o primeiro dia do mês de março. 
___________________________________
Saiba mais sobre o que representa a Quarta-feira de Cinzas 

O que é Quarta-feira de Cinzas?

É um princípio da Quaresma; um dia especialmente penitencial, em que manifestamos nosso desejo pessoal de conversão a Deus. Quando vamos aos templos em que nos impõem as cinzas, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos converter e crer de verdade no Evangelho.

Quando teve origem a prática das cinzas?

A origem da imposição da cinza pertence a estrutura da penitência canônica. Começou a ser obrigatória para toda a comunidade cristã a partir do século X. A liturgia atual conserva os elementos tradicionais: imposição da cinza e jejum rigoroso.

Quando se abençoa e se impõem as cinzas?

A bênção e a imposição das cinzas tem lugar dentro da Missa, após a homilia; embora em circunstâncias especiais, se pode fazer dentro de uma celebração da Palavra. As formas de imposição das cinzas se inspiram na Escritura: Gn, 3, 19 e Mc 1, 15.

De onde provém a cinza?

A cinza procede dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII. A forma de bênção faz relação a condição pecadora de quem a recebeu.

Qual é o simbolismo da cinza?

O simbolismo da cinza é o seguinte:
1. Condição fraca do homem, que caminha para a morte;
2. Situação pecadora do homem;
3. Oração e súplica ardente para que o Senhor os ajude; Ressurreição, já que o homem está destinado a participar no triunfo de Cristo

Fonte: conteúdo extraido do site Cléofas
Compartilhar

Sobre Dr Rárisson Ramon

Rárisson Ramon, de Ipu - CE de nascimento e criação, é acadêmico de direito, faz participações em rádio e é blogueiro.
    Comente pelo blog
    Comente pelo Facebook

0 comentários :

Postar um comentário